Minicursos Bloco I – 27 e 28 de agosto, das 14:00 às 18:00.

1.Métodos Acústicos e Visuais Para o Estudo de Cetáceos

Ministrante: Marcos Roberto Rossi Dos Santos (Lattes)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

O presente curso visa apresentar aos participantes os principais métodos não intrusivos acústicos e visuais para o monitoramento comportamental e ecológico de golfinhos e baleias, bem como de potenciais ameaças que podem ocorrer localmente nas populações estudadas.
Para ilustrar as técnicas, serão apresentados estudos de casos sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no Brasil.

2.  Introdução à Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas

Ministrante: Gustavo Martinez Souza (Lattes)
Universidade Federal de Rio Grande

Focado na conservação de tartarugas marinhas sob uma abordagem ecossistêmica, o mini-curso introduzirá a Biologia, Taxonomia, Anatomia e Ecologia das tartarugas marinhas e suas relações com cultura, sociedade e economia, enfatizando técnicas de pesquisa e extensão.

3. Educação Ambiental 

Ministrante: Roberta de Assis Maia (Lattes)
Câmara Técnica de Educação
Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê (SP)

Estudos evidenciam que a maioria das pessoas parece não mudar suas atitudes para agir de modo pró-ambiental, até mesmo quando dispõe de informações consistentes sobre a atual crise socioambiental. Por que isso acontece? Como lidar com isso? Neste minicurso, dialogaremos sobre desafios e perspectivas para a Educação Ambiental nos cenários socioambientais contemporâneos. Conceitos relacionados: Antropoceno e Limites Planetários, Pensamento Sistêmicoe Aprendizagem Ambiental, Biofilia e Biodiversidade, Climate Change Educatione Alfabetização Oceânica, Ecossistemas Educativos e Planejamento Pedagógico. (Recursos didáticos: Dinâmicas, aulas expositivo-dialogadas, estudos de caso e atividades práticas.)

4. Ecologia de manguezais aplicada a avaliação de impactos ambientais e a restauração ecológica

Ministrante: Ricardo Palamar Menghini (Lattes)
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

O minicurso abordará conceitos
importantes sobre a ecologia do ecossistema manguezal (bioenergética;
diversidade estrutural e funcional; biodiversidade local e associada;
desenvolvimento do ecossistema; atuação de tensores naturais e antrópicos; e prestação de serviços ecossistêmicos) que podem ser aplicados na avaliação de impactos ambientais e na restauração ecológica deste ecossistema.

Minicursos bloco II – 29 e 30 de agosto, das 08:00 às 12:00.

  1. 1. Bioinvasão em ambientes marinhos

Ministrante: Barbara Lage Ignacio (Lattes)
Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista.

Partindo da contextualização teórica da bioinvasão e da discussão de estudos de caso em ambientes marinhos, este mini-curso visa construir informação e proporcionar reflexão sobre a complexidade dos impactos das introduções biológicas para a biodiversidade e para os bens e serviços ecossistêmicos. Similarmente, visa também se informar e refletir sobre a complexidade dos meios de contenção da bioinvasão neste ambiente e mitigação dos danos já
conhecidos.

2. Desafios para os estudos e conservação de Elasmobrânquios no Brasil

Ministrante: Hugo Bornatowski (Lattes)
Centro de Estudos do Mar/UFPR

A pressão da pesca artesanal e industrial sobre as populações; tubarões e raias podem ser mesopredadores?; Relações ecológicas dos tubarões e raias; Ataques de tubarões nos países desenvolvidos; Fusão de problemas que ameaça os tubarões.

3. Os Portos no contexto do Gerenciamento Costeiro

Ministrante: Daniele Laura Bridi Mallmann (Lattes)
Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – SUAPE

O minicurso tem por objetivo apresentar a forma como os portos interferem na paisagem costeira e interagem com os diversos aspectos da vida nas cidades portuárias, com foco nas questões ambientais. Serão abordados o planejamento portuário e suas interações com os planos de gerenciamento costeiro, o licenciamento das instalações portuárias no Brasil e as formas de compatibilizar a presença destas estruturas com a paisagem e a qualidade ambiental na zona costeira.

4. Dissecação de Animais Marinhos

Ministrante: Felipe D´Azeredo Torres (Lattes)
Universidade Federal do Paraná – Laboratório de Ecologia e Conservação

Mini-curso teórico e prático abordando a anatomia das aves e tartarugas marinhas com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de dissecção garantindo uma correta coleta de dados e amostras biológicas para projetos de pesquisa e consultorias.
*Obrigatório o uso de calçado fechado, calça comprida e jaleco de manga comprida na parte prática.